quinta-feira, 9 de setembro de 2010

7 gafes que uma empresa NÃO pode cometer nas mídias sociais



Achei essas dicas bem bacanas para empresas que aderem ao uso das redes sociais. Segue as dicas:

1. Sua empresa acha que mídias sociais são modismos

Só porque celebridades, políticos e músicos estão criando perfis, não significa que o Twitter ou o Facebook sejam passageiros. As mídias sociais, mesmo com alardes excessivos, vieram para ficar. Desvinculá-las do mundo atual é praticamente impossível, mas viver somente em função das mesmas é algo inaceitável. Se você não tem certeza sobre o que quer, nem dê o primeiro passo!

2. Sua empresa tem medo de não controlar os impactos

Se o controle é difícil, um problema. Se é fácil demais, um problemão. Sua empresa tem medo de que ao utilizar os canais midiáticos digitais, sua filosofia ou reputação saiam prejudicadas. Ora, sejamos francos: mídias sociais são uma faca de dois gumes. Pode trazes benefícios ou trazer má imagem. Mas sejamos francos novamente: se os seus produtos são ruins, não são as mídias sociais que os tornarão piores! Saiba como entrar nesse jogo e saiba a hora de tirar seu time de campo e aceitar erros e defeitos com profissionalismo! Jamais queria entrar em uma disputa de braço com os usuários das redes sociais. Jamais!

3. Sua empresa acha que social media é um desperdício de tempo

Você estava com receio e, mesmo assim, entrou com tudo. Bem, agora você tem diversos perfis oficiais que começaram a levar alguma espécie de mensagem aos usuários, mas tem outros vários perfis acabando com sua reputação. Achar que as mídias sociais são perca de tempo e, desse modo, simplesmente abandoná-las sem uma manutenção ou uma produção adequada de conteúdos é lamentável. Com o tempo muitos apoiarão sua marca (com trabalho árduo, é claro!) e você deve ter sempre em mente que o retorno mais significativo é o que não é tangível: é o valor agregado à sua marca!

4. Sua empresa acredita que não terá retorno nesses meios

Você pretende sair dessa porque não vê os lucros imediatos? Já dissemos: o valor mais precioso é o não tangível! Ao contrário de outros meios convencionais, as mídias sociais são extremamente instantâneas. Já se foi o tempo em que blog era diário de jovem e que mídias sociais eram redes de relacionamento de adolescente mimados. Está mais do que na hora de você mudar seus conceitos!

5. Sua empresa acha que as mídias sociais são imensuráveis

Ok, por um lado é verdade. Os impactos positivos nelas gerados são passíveis de métricas, mas os pontos negativos são quase infinitos, além horizonte. Mas qual o objetivo do seu negócio? Entrar com um planejamento de que pode sair tudo errado e que não haveria maneira de controlar a situação é praticamente um pecado duplo.

6. Sua empresa não se enxerga nas mídias sociais

A filosofia da sua empresa impede que a corporação adote novas tecnologias em novos canais. Isso é um pecado triplo, já que prova filosoficamente que sua empresa é tão retrógrada que tem medo do novo. Você não precisa sair do zona de conforto de uma empresa tradicional no mercado para aventurar-se sem controle no digimundo empresarial. Porém você deve manter algum canal digital para atrair novos públicos, reformular ideias e monstrar que sua empresa é adaptável aos novos tempos.

7. Sua empresa tem medo de cometer todos os pecados

Como dissemos, há motivos para tudo. Para começar, reformular e pensar antes de agir. Entretanto, se você já está nessa, voltar atrás seria tudo o que seus concorrentes podem querer: provar que você não está aberto às mudanças. Respire, estude e analise cada caso. Analise seu caso. Você pode até ser muito cauteloso e tentar manter um nível de profissionalismo jamais visto nas redes sociais, mas se não der o primeiro passo, jamais irá sair da mesmice.


Fonte: outrolado.com.br / Autor: Cleyton Carlos Torres

Um comentário:

  1. Fonte: Outrolado

    E o autor? Cleyton Carlos Torres ... rs

    Eis que faltou o nome do autor para a identificação do texto.

    Grato pela atenção!

    Abraços!

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